Softwares para ajudar a gerenciar sua empresa

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Gerenciar uma pequena empresa nunca é trabalho fácil, é necessário possuir muita organização e boas estratégias colaborativas. Para facilitar o trabalho e deixa-lo mais eficiente existem diversas ferramentas para gestão de projetos. Utilizar essas ferramentas do   dia-a-dia pode mudar a forma como você gerencia sua empresa e se comunica, as funcionalidades vão desde te ajudar a coordenar equipes até acesso remoto e sincronização de agendas.

Você deve estar se perguntando como não é mesmo?  Isso é fácil. Existe uma lista de recursos básicos que a maioria desses softwares pode te oferecer.

  • Prever orçamentos de projetos
  • Distribuição de tarefas aos membros da equipe
  • Agendar prazos de vencimento
  • Supervisionar o progresso do projeto
  • Colaborar com a edição e modificação de documentos
  • Prognósticos
  • Acessar e gerenciar projetos através de dispositivos móveis

Elas estão disponíveis em vários formatos, você pode utilizá-las online, em nuvem ou até mesmo comprar os programas. Os programas de computador em geral transferem rapidamente arquivos pesados e possuem uma taxa única que é fixa, as ferramentas em nuvem necessitam inscrição ou cadastro de uma conta e te permitem conectar equipes de diferentes localidades e sincronizar agendas, isso é possível porque a plataforma pode ser acessada de qualquer localidade com acesso à internet, de diferentes dispositivos e por várias pessoas simultaneamente.

Entretanto é fundamental que você estude a fundo suas necessidades antes de escolher o programa, analise as necessidades da sua empresa, qual tipo de gestão precisa? Considere o tamanho de seus projetos, a quantidade de pessoas que terão de acessar à plataforma. Você precisa do acesso por dispositivo móvel? Está disposto a pagar? Quanto você está disposto a pagar? É importante esse momento de reflexão para que você compreenda o que sua empresa precisa.

Aqui estão 3 tipos de ferramentas que podem ajudar sua empresa:

  1. O Google Drive é uma ferramenta simples e bem conhecida, mas com grande potencial, permite armazenar 15GB ou mais se você está disposto a pagar uma taxa mensal. Você pode criar arquivos de textos, tabelas e apresentações online, todos esses arquivos podem ser editados simultaneamente, as alterações ficam registradas com o nome de cada usuário. Se você usa MacBook, pode usar o iCloud storage gratuitamente com 5GB de memória. É uma ferramenta de grande ajuda se você  utiliza compartilhamento de arquivos e edições simultâneas.
  2. Se você precisa de ferramentas colaborativas, o Clarizen é uma ótima opção. Essa ferramenta de gestão de projeto não necessita de auxílio de TI ou de um servidor para abriga-la. Por estar em nuvem, é acessível de qualquer lugar, além disso, possui ferramentas para redes sociais e dispositivos móveis
  3. Se você já está satisfeito com a gestão de projetos da sua empresa, mas ainda precisa organizar melhor os fluxos de tarefas, o Heflo é a opção ideal. A versão gratuita desta ferramenta permite criar e gerenciar de forma colaborativa seus processos empresariais.

Postando por: DANIEL BELALIAN

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